21/02/2015 - Água: Consciência que nasce na Escola



A escola se configura como local de aprendizado e trocas de experiências. Pensando nisso, a Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, em Governador Valadares, já iniciou este ano as ações com foco na conscientização da importância da economia de água. O projeto ‘Quem tem consciência não desperdiça’ é realizado há três anos pela escola e conta com a participação de todos os alunos e professores.

“Iniciamos o projeto para comemorar o Dia Mundial da Água e desde então fazemos todos os anos. Este ano, estamos passando textos, vídeos e reportagens para os alunos no sentido de sensibilizá-los”, conta o diretor da escola, Ronaldo da Silva Castro. Também está sendo discutido com os alunos a questão da higiene do prédio escolar. “Estamos trabalhando de uma maneira que os alunos entendam e que economizem também em casa”, conclui o diretor.

Para o aluno do 3º ano do ensino médio, Marcos André de Paula Oliveira, a discussão dos temas tem tido um impacto possível nos estudantes. “Discutimos sobre tudo, que é importante reaproveitar o máximo a água e economizar energia. A escola é um lugar que contribui para a formação do aluno. O que aprendemos aqui levamos para a vida toda”, conta.

E o que está aprendendo em sala de aula, o estudante já levou para casa. “Estamos economizando água na hora de lavar roupa, fechando a torneira enquanto escovamos dente, diminuindo o tempo do banho e procurando fazer o dever de casa durante o dia, porque se tem luz do sol não precisamos acender a luz. São coisas simples que podem fazer muita diferença”, afirma Marcos.

Peças de teatro e apresentações artísticas ainda estão previstas antes da culminância do projeto que será feita no dia 22 de março, data em que se comemora o ‘Dia Mundial da Água’.

Município: Governador Valadares/ Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares