25/01/2015 - CEM São João del-Rei lança novo portal



O CEM São João del-Rei lança um novo Portal (www.conservatoriosjdr.com.br), mais moderno, interativo e fácil de navegar. O novo portal foi redesenhado de forma mais intuitiva e com total interação com o banco de dados do Conservatório, refletindo assim, mais proximidade, inovação, flexibilidade e dinamismo na escrituração escolar e nos atributos da relação com os estudantes. 

Desenvolvido pelas empresas "Data Clix/Mapa de Minas",  faz parte do processo de modernização, lançado há 5 anos com pioneirismo, pelo Diretor Anthony Claret Moura Neri. Os trabalhos foram desenvolvidos pelo programador-web Jonas Costa, com apoio técnico do vice-Diretor Mauro Santos. Foram adotados mecanismos mais modernos e eficientes de gestão escolar e tem o propósito de otimização do atendimento aos educandos e dos recursos públicos aplicados pela Secretaria de Estado da Educação, através da Superintendência Regional de Ensino São João del-Rei.

Os resultados alcançados são bastante animadores e demonstram um melhor aproveitamento dos cargos dos servidores lotados no CEM de São João del-Rei. Esta nova estrutura permitiu uma economia de aproximadamente 20,15% no número de aulas que compõem os cargos destes Profissionais, ao mesmo tempo em que aumentou em 28,45% do número de estudantes atendidos por nosso educandário musical.  No atual sistema remuneratório, esta economia chega à cifra de R$16.632,00 mensais, alcançando os quase R$ 200.000,00 anuais. 

Além da otimização financeira, contamos com outras melhorias administrativo-pedagógicas:
1. As filas para distribuição das vagas que, antes da implantação demandavam até 10 horas de espera, tiveram o tempo de espera (em média) suprimido para 40 minutos.
2. As matrículas são realizadas com horários agendados, evitando filas nesta etapa do processo, e os dados compõem um banco de dados único da escola possibilitando o cruzamento de informações e dirimindo possíveis erros na enturmação e escrituração escolares.
3. O agendamento de horários das aulas individualizadas (ou em pequenos grupos) passaram a ser realizados pelo estudante, através da internet otimizando o atendimento e facilitando o acesso aos horários dos Professores. 
4. As necessidades de adaptação dos horários dos estudantes podem ser resolvidas mais facilmente tendo em vista que o acesso aos horários dos Professores é realizado através do Banco de dados, pela Direção e funcionários da secretaria do Conservatório.
5. A escrituração da Secretaria Escolar, em boa parte, encontra-se informatizada, trazendo mais agilidade e confiabilidade aos processos.
6. As informações aos pais e responsáveis podem ser acompanhadas com maior proximidade e de forma mais acessível, pela internet.
7. A impressão de declarações escolares, diretamente pelo portal, possibilita ao educando a emissão imediata do documento, bem como sua consulta posterior, através de um código randômico impresso na própria declaração. 
8. Tendo em vista as constantes trocas de turmas realizadas durante o ano letivo alguns professores acabavam por confundir-se no lançamento de dados nos Diários de Classe. Uma ação implementada é o envio de informações referentes às ações alusivas aos resultados dos estudantes e mudança de status (ativos e inativos) diretamente ao e-mail cadastrado pelo estudante. Esta implementação inibe falhas administrativas, por parte dos professores, evitando o cancelamento de matrículas ou lançamento de assiduidade/avaliações indevidas.
9. O acesso aos diários de classe online possibilitam informações mais específicas para os cursos do Conservatório, em tempo real.
10. Após a implantação do Diário Eletrônico, o acesso foi amplamente facilitado, tanto para os professores, quanto para Supervisão Pedagógica, Direção do Conservatório e Inspeção Escolar. Além de mostrar maior transparência nos processos da escola, visa maior agilidade no fornecimento de relatórios e informações solicitadas, além de um melhor acompanhamento de todo o Processo de Ensino-Aprendizagem.

Estamos buscando, cada vez mais, uma Educação Pública de qualidade, com pleno acesso à arte e otimização dos recursos públicos. As orquestras e bandas de nossa cidade, algumas delas bicentenárias, são provas inerentes dessa conquista que o Conservatório de São João del-Rei busca há mais de 60 anos.