A avaliação envolve observação e análise do conhecimento e de habilidades específicas adquiridas pelo estudante e também aspectos formativos. Observação de suas atitudes referentes à presença em aulas, participação nas atividades pedagógicas e responsabilidade com que o estudante assume o cumprimento de seu papel de cidadão em formação. As avaliações serão feitas bimestralmente, através de provas escritas, trabalhos, pesquisas, participação em atividades escolares e observação direta na modalidade do instrumento ou canto e disciplinas coletivas, sendo que os aspectos qualitativos sempre prevalecerão sobre os aspectos quantitativos. Os instrumentos de avaliação serão sempre dois ou mais, sendo muito recomendado que, pelo menos, um deles em atividade escrita nas disciplinas obrigatórias. Os critérios são os previstos nos objetivos de cada componente curricular e nos objetivos gerais de formação educacionais preconizados pela Escola. Os resultados de avaliações serão registrados bimestralmente, para cada componente curricular, por meio de sínteses bimestrais e finais, sendo expressos através dos boletins compostas pelas taletas, encaminhadas de forma eletrônica à Secretaria da Escolar. A escola divulga os resultados para os estudantes e também através do Portal do Estudante (site da escola), para os pais e responsáveis. Ao concluir o lançamento dos resultados de avaliações, o sistema informatizado envia, de forma automatizada, email com a nota/conceito e a frequência do estudante que contenha email válido informado no cadastro do estudante. Os resultados de aprendizagem dos estudantes e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino que s
ão discutidas em reuniões pedagógicas e por áreas de atuação. A escola analisa os resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos estudantes) e desenvolvendo ações pedagógicas visando à melhoria contínua do rendimento escolar, através do programa da administração escolar.
Será considerado promovido o estudante que: obtiver frequência total igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) (somadas todas as disciplinas); e aproveitamento, no final do período letivo. Será considerado retido, na disciplina, o estudante com frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) ou cujo aproveitamento, ao final do módulo, seja inferior à média de aprovação exigida pela Escola em cada uma delas, considerados os processos de recuperação paralela e intensiva.
Somente nos cursos técnicos será por atribuição de pontos, no decorrer de período letivo, é de competência do professor fazer o registro, sistematicamente, no diário de classe. Serão aferidos 100 pontos para o Curso de formação Profissional distribuídos em cada Módulo da seguinte forma:
• 1º bimestre: 25 pontos;
• 2º bimestre: 25 pontos;
• 3º bimestre: 25 pontos;
• 4º bimestre: 25 pontos.
No ciclo inicial, Intermediário e Complementar serão atribuídos em cada bimestre os seguintes conceitos referentes ao aproveitamento dos estudantes:
• A (Ótimo) alcançou com êxito os objetivos de estudo:
• B (Bom) alcançou satisfatoriamente os objetivos de estudo:
• C (Regular) alcançou parcialmente os objetivos de estudo.
• - Estudante não obteve nenhuma presença durante o bimestre, assim, não existem parâmetros para avaliação
Nos Ciclos Inicial, Intermediário e Complementar, o aproveitamento final dos estudantes será registrado através de conceitos no diário escolar prevalecendo o conceito da avaliação de todo o processo da aprendizagem do ano cursado.
No curso de Educação Musical não haverá retenção durante o Ciclo. Organizado em ciclos, com regime de progressão continuada, o estudante que, ao final do Ciclo Intermediário e Ciclo Complementar, não comprovar as competências básicas necessárias para a conclusão do Ciclo, depois de esgotados todos os recursos promovidos pela escola e família, será retido por um período não superior a 3 (três) anos.
São elaboradas no Conselho de Classe, propostas diferenciadas de atendimento ao estudante com dificuldades de aprendizagem, no momento em que estas forem detectadas. Todos os estudantes do Ciclo Complementar deverão participar do exercício público escolar.
Todos os procedimentos que comprovam as atividades realizadas ao longo do processo educativo objetivando o desenvolvimento do estudante deverão ser registrados na ficha individual do estudante e no diário do professor.
Recuperação ao final do bimestre, como estratégia suplementar, promovendo aulas de revisão e recuperação imediatamente antes da avaliação é uma prática constante no ensino de música. No período estipulado a avaliação é processual, podendo culminar com um exame prático, um exercício público ou uma audição de classe.
O Conservatório criará estratégias para organização e reorganização do tempo e do espaço escolares, de modo a possibilitar ações pedagógicas para o atendimento diferenciado dos estudantes com dificuldades de aprendizagem, no tempo em que elas surgirem. As estratégias de atendimento diferenciado estão previstas na Proposta Pedagógica sendo divulgadas na comunidade, em reuniões de pais e do Colegiado Escolar. O Conservatório organizará diferentes estratégias para ampliar as oportunidades de aprendizagem e de avaliação dos estudantes, no decorrer do ano letivo.
A recuperação paralela ocorrerá, obrigatoriamente, durante o período letivo, sendo de responsabilidade do professor. Aos estudantes dos Cursos de Formação Profissional que não alcançaram o mínimo de 60% do valor de pontos do bimestre serão ministrados outra avaliação, após orientação do professor, com o mesmo número de pontos. Prevalecerá o maior resultado do educando.
A recuperação constitui parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e será realizada, preventiva ou corretivamente: de forma contínua, no decorrer do período letivo com programação específica, prevista no planejamento, em períodos diferentes do das aulas regulares e com frequências obrigatórias. Serão atividades de recuperação: as orientações de estudos e outras atividades didáticas, a serem desenvolvidas pela Escola.
Ao final do período letivo será oferecida recuperação intensiva ao estudante de aproveitamento insuficiente em até 2 (duas) disciplinas, desde que apresente aproveitamento global que demonstre a viabilidade de recuperação, conforme os critérios a serem estabelecidos pela Equipe técnico-pedagógica e Direção.
PROCESSO DE RECLASSIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES
A reclassificação é o processo de posicionamento do estudante que apresentar desempenho superior ao previsto para ingresso no ciclo/ módulo ou ano de escolaridade. É facultado ao estudante que apresentar desempenho superior a qualquer ano do ciclo, submeter-se a exame classificatório para matrícula no ano do ciclo equivalente ao seu desempenho.
O estudante será avaliado em percepção musical, instrumento ou canto, conforme o seu desempenho musical. Para ingresso nos cursos técnicos o candidato deverá submeter-se ao exame de Admissão ao Curso Técnico.
A reclassificação será aplicada para: estudantes novatos que tenham conhecimento musical, oriundos de outros conservatórios estaduais e escolas particulares, para os que já estudaram no Conservatório Estadual de Música e para os estudantes que estejam com disparidade entre instrumento e musicalização, de modo a lhes proporcionar melhores condições de cumprimento da grade curricular. Esta situação será analisada pela equipe pedagógica e os professores da área, com autorização da direção.
Os estudantes evadidos, que se matricularem novamente no Conservatório deverão cumprir o Plano Curricular vigente. Os testes de nivelamento objetivam avaliar habilidades do estudante em relação a conhecimentos musicais através de prova escrita e prova prática, inserindo-o na série/ciclo a que fizerem jus.
AVALIAÇÕES EXTERNAS
O Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier" não participa de avaliações externas da Secretaria da Educação por ministrar um ensino especializado voltado para música.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA
O Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier”, visa avaliar todos seus segmentos no processo educativo. A estratégia de autoavaliação foi priorizada por constituir uma oportunidade de reflexão, aprendizado e crescimento da comunidade escolar.
Ao ministrar a própria avaliação, o Conservatório conta com sistema próprio para analisar o desempenho dos estudantes, dos professores e das equipes gestoras garantindo assim mais agilidade para detectar as falhas no sistema e corrigi-las. Após observar os pontos positivos e relevantes, conseguimos apontar para a comunidade escolar os novos desafios para superar as dificuldades.
A auto-avaliação é realizada pelo Colegiado Escolar, Conselhos de classe e reuniões pedagógicas visando o ponto de partida do processo de seleção das ações educativas desenvolvidas no ano letivo. A organização da auto-avaliação e o estabelecimento do entendimento claro dos objetivos do processo de melhoria da escola apontarão e identificarão as experiências vivenciadas na escola no decorrer da indicação das ações, práticas e processos educativos que evidenciam o atendimento a qualidade.
Com uma proposta que vislumbra a “escola para todos” as equipes do Conservatório adaptam uma dinamicidade pedagógica que permita ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos estudantes. A aprendizagem escolar está diretamente vinculada ao currículo, organizado para orientar, dentre outros, os diversos níveis de ensino e as ações docentes.
A possibilidade de novo currículo pressupõe uma nova relação com o conhecimento musical, que passa a ser considerado na perspectiva das habilidades desenvolvidas no educando, numa dimensão ampliada do processo educativo. Nesse contexto e a partir da opção política de garantir o direito à Educação Musical em todos os níveis e modalidades de ensino, começa-se a conceber a Educação Musical a partir das necessidades de formação cultural da comunidade da qual a escola está inserida.
Essa concepção de educação passou a exigir outra visão do processo de construção do conhecimento, da organização dos tempos e dos espaços e das propostas de avaliação. Enfim, exigia a recriação da própria cultura da escola, rompendo com a lógica tradicional da educação e assumindo os novos desafios de formação musical dos estudantes. O novo currículo pressupõe uma nova relação com o conhecimento musical, que passa a ser considerado na perspectiva das habilidades desenvolvidas no sujeito, numa dimensão ampliada do processo educativo.
O projeto pedagógico do Conservatório promove a articulação entre as Políticas Públicas de Educação e as práticas curriculares desenvolvidas na escola, evidenciando ações e resultados alcançados que contribuem para a continuidade das experiências relatadas nas práticas musicais que promovam a articulação e interdisciplinaridade entre conteúdos ministrados.
Nesse contexto e a partir da missão de garantir o direito à Educação Musical em todos os níveis e modalidades de ensino, começa-se a conceber a Educação Musical a partir das necessidades de formação cultural da comunidade da qual a escola está inserida. Essa diretriz de política pedagógica constitui-se, portanto, em base orientadora da Gestão Escolar do Conservatório Estadual de Música.
PLANO DE GESTÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL
O Conservatório desenvolve o Plano de Gestão do Desempenho Individual (PGDI) e o Relatório de Desempenho Individual (RDI). O formulário é composto com as Informações sobre as Condições de Trabalho do Servidor Avaliado e a uma auto-avaliação utilizado pelo servidor.
A entrevista de avaliação, de caráter optativa, é realizada pela comissão de Avaliação de Desempenho, eleita pelos servidores e o colegiado escolar. O Termo Final de Avaliação é encaminhado para a SEE através do Sistema de Avaliação de Desempenho - Sisad.
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
O Conservatório realiza, semestralmente, o encontro do PIP, acompanhando o calendário das escolas regulares da Superintendência Regional de Ensino São João del-Rei. A reflexão da função social do conservatório, a missão de formar músicos para atuarem no mercado e os índices de evasão são os grandes enfoques da discussão nas reuniões do PIP. Projetos extensivos à comunidade, metodologias, avaliação, dentre outros.
Elaborar um Plano de Intervenção Pedagógica e executá-lo é, com certeza, um passo decisivo para garantir o sucesso escolar dos estudantes, de modo especial no processo de musicalização, sabendo que a tarefa é desafio constante e coletivo.
O corpo docente é comprometido com os níveis de aprendizagem dos estudantes, e uma efetiva avaliação é um dos procedimentos essenciais para melhorias desses níveis. É evidente que a avaliação, por si só, precisa de estar alinhada e congruente. Assim, o Plano de Intervenção Pedagógica alinha objetivos e protocolos à análise da avaliação.
A elaboração e execução de um plano de intervenção pedagógica comprometido, realista e em sintonia com as possibilidades da escola, sobretudo construído por todos são de suma importância para a gestão democrática do Conservatório. Um bom plano tem que ser exeqüível. O plano tem objetivos claros, com metas bem definidas e ações adequadas que respondam aos problemas identificados na análise dos resultados da avaliação interna do Conservatório.
SITUAÇÃO ATUAL
Com o auxílio dos resultados das avaliações e o plano de metas realizado pelas áreas de instrumentos e das matérias coletivas. No instrumento dos resultados das avaliações são identificados os estudantes com maiores dificuldades de aprendizagem, as características dessas dificuldades, e as causas dos problemas apresentados pelos estudantes. E no plano de metas são apontadas as ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo.
SITUAÇÃO DESEJADA
As metas priorizam o aprendizado do estudante. A destarte, os estudantes são o foco da ação da escola e dos professores e estas metas devem ser expressas com objetividade e clareza, com prazos de execução para que o fazer pedagógico possa ser acompanhado e aperfeiçoado diariamente. Divididos por área de atuação instrumental, os professores, em parceria com a Especialista em Educação Básica, apresentam as ações e as metas necessárias ao processo de ensino aprendizagem, visando melhorar o desempenho dos estudantes.
Toda a equipe da escola preenche coletivamente o plano de intervenção pedagógica, juntando as ações e idéias levantadas em cada grupo de discussão.
No final deste preenchimento, procuramos o consenso entre o grupo de professores de que este é o melhor caminho para a melhoria do desempenho dos estudantes da escola.
Em 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do Covid-19, o cenário extraordinário de isolamento social trouxe para o mundo a necessidade de adotar medidas extraordinárias para a realização de um novo “fazer pedagógico”. Visando a necessidade da continuidade dos estudos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou o Regime de Estudo Não Presencial (REANP) para alunos da rede estadual de ensino.
Instituído pela Resolução SEE nº 4310, de 17 de abril de 2020, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais, constitui-se de procedimentos específicos, meios e formas de organização das atividades escolares obrigatórias destinadas ao cumprimento das horas letivas legalmente estabelecidas, à garantia das aprendizagens dos estudantes e ao cumprimento das Propostas Pedagógicas, durante o período de suspensão das atividades escolares presenciais.
Para o desenvolvimento das atividades não presenciais, foi ofertado aos estudantes um Plano de Estudos Tutorado (PET), organizado de acordo com o Currículo Referência de Minas Gerais e com o Plano de Curso da unidade de ensino. Os Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais se organizaram e desenvolveram Planos de Estudos Tutorados conjuntos, que visam o desenvolvimento de atividades no âmbito da Teoria Musical.
O Plano de Estudos Tutorado (PET) consiste em um instrumento de aprendizagem que visa permitir ao estudante, mesmo fora da escola, resolver questões e atividades escolares programadas, de forma autoinstrucional, buscar informações sobre os conhecimentos desenvolvidos nos diversos componentes curriculares, de forma tutorada e, possibilitar ainda, o registro e o cômputo da carga horária semanal de atividade escolar vivida pelo estudante, em cada componente curricular.
Os professores de Instrumento e Canto criaram grupos de Whatsapp com seus estudantes para encaminhamentos de atividades complementares de instrumento/canto e envio dos PET’s. O Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier desenvolveu uma Ferramenta Pedagógica específica para o REANP, no site conservatoriosmg.com.br, e compartilhou com os outros 11 Conservatórios Estaduais de Minas Gerais. Além de poderem baixar os Planos de Estudo Tutorados, os professores de Disciplinas Coletivas se revezam, através de escala de atendimento organizada pela Direção, das 7h às 23h, para atendimento aos estudantes com dificuldades no desenvolvimento das atividades dos PET’s e na logística desenvolvida especialmente para o REANP.
Todas as atividades realizadas pelos estudantes são postadas no “Painel do Aluno”, no site do Conservatorio (conservatoriosjdr.com.br), com acesso pelo número de matrícula e data de nascimento. Estas atividades (inclusive com recursos áudio-visuais) ficam disponíveis, aos professores através do diário eletrônico, para avaliação e demais encaminhamentos dos professores aos estudantes.
Esta ação contribuiu de forma interativa com os estudantes e possibilitaram contato contínuo promovendo o desenvolvimento pedagógico de atividades e fomentando o interesse musical dos estudantes. A atualização intempestiva dos contatos dos estudantes (telefone, email e whatsapp) assegurou, estrategicamente, à maior inclusão possível dos estudantes ao REANP. Em casos ocasionais, após impossibilidade de contatos telefônicos ou por email, alguns professores decidiram encaminhar correspondências físicas aos endereços informados na matrícula para atualização dos dados dos estudantes.
Tendo em vista a ampla divulgação das atividades, além do site do Conservatório e da página do Facebook/Conservatoriosjdr, foram criados canais do Youtube/Conservatoriosjdr e Instagram/Conservatoriosjdr, proporcionando maior divulgação e amplitude no contato com os estudantes, pais e responsáveis.
O REANP teve início em 18 de maio de 2020 e permanecerá durante o estado de calamidade sanitária no Estado de Minas Gerais, ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus - COVID 19.
AÇÕES
A escola está mobilizada no sentido de buscar alternativas de intervenções para progredir, diuturnamente, na proposta pedagógica alcançando as metas desejadas. Esta tarefa é um esforço conjunto de Direção, Equipes Pedagógica e Administrativa, Professores, Pais e Responsáveis. Dividir as responsabilidades é permitir que cada um faça a sua parte. A participação de todos na gestão participativa e democrática permite o alcance das metas estabelecidas, evidenciadas pelos resultados obtidos durante o ano letivo. Muitas apresentações musicais e interesse de parcerias por parte entidades públicas e privadas têm demonstrado a bom trabalho desempenhado pelo Conservatório de São João del-Rei.
A equipe pedagógica sistematiza os trabalhos e elabora um documento da escola que será apresentado para a SRE para sua validação. Após os ajustes discutidos durante a reunião do PIP, a comunidade presente valida o Plano de Intervenção Pedagógica, baseado nos seguintes posicionamentos e princípios:
• Buscar na comunidade escolar uma comunidade democrática, cooperativa e participativa, sendo o estudante o centro de todas as atividades escolares.
• Fazer do estudante um agente transformador de sua realidade, capaz de inserir-se em comunidades dinâmicas e democráticas.
• Partir da realidade socioeconômica e cultural do estudante, para programar a ação didática dentro do processo ensino-aprendizagem.
• Tornar o estudante uma pessoa responsável, questionadora e preparada cultural, intelectual e moralmente para assumir seu papel no meio social como pessoa produtiva e atuante, politizado na sociedade atual.
• Proporcionar ao estudante o ensino eficiente, buscando uma prática educativa renovada, através do trabalho conjunto de todos os setores da escola.
• Buscar um relacionamento positivo fundamentado no diálogo visando compatibilizar o ideal educativo com a prática escolar.
• Favorecer o intercâmbio escola-comunidade, buscando efetiva participação dos pais, funcionários e estudantes (ação colegiada) nas decisões da escola.
• Viabilizar a construção do planejamento escolar de forma efetiva visando à unidade didático-pedagógica.
Os fundamentos do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA visam:
• Conhecimentos da realidade social global e do contexto da escola.
• Identificação da experiência acumulada da escola, analisando criticamente todo o processo de organização do trabalho escolar.
• Opção teórica: qual concepção de sociedade, homens, educação, cultura, conhecimento, cidadania, competência, ético-político, democracia, ensino, aprendizagem e demais – orientam a construção do plano.
• Análise sobre a distância entre o ponto de partida (realidade) e o ponto de chegada (realidade a ser conquistada).
• Compromisso ético-político com os estudantes da escola pública, que tem nesta instituição uma das possibilidades de acesso e apropriação do conhecimento musical.
• Entendimento de que a formação continuada de todos os segmentos da comunidade escolar constituem um pressuposto para proporcionar aos estudantes, condições necessárias à transformação da sociedade visando, coletivamente, a construção de uma educação motivadora e emancipatória.
• Redimensionamento dos mecanismos de gestão democrática, fortalecendo as instâncias colegiadas, como espaços de tomada de decisão coletiva.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Educação Musical é uma linguagem que apresenta a todos a possibilidade de aprender a apreciar e se envolver com a realização dos mais variados gêneros musicais e também de desenvolver habilidades tocar um instrumento ou cantar através do fazer musical possibilitando, inclusive, o desenvolvimento das potencialidades de pessoas com necessidades educacionais especiais.
O trabalho musical em projetos especiais destinados àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e a crianças e jovens com necessidades especiais tem produzidos resultados surpreendentes e aspectos emocionais, sociais e culturais, no processo de conhecimento, integração social e construção da identidade desta parcela da sociedade.
Diante do desafio de levar o ensino da música a toda sociedade, e mediante o
grande número de escolas da rede pública estadual, estes projetos, a princípio, atendem a estudantes de escolas da rede pública e privada de São João del-Rei, com algum tipo de necessidade especial de aprendizado.
A inclusão, tendo como base a educação musical, coloca a igualdade de oportunidades na educação favorecendo a vida futura das pessoas. Acreditamos que através da perspectiva que pode existir a parceria entre educação especial e música, as áreas vão trabalhar para desenvolver as potencialidades dos estudantes e buscar alternativas para que a qualidade na vida futura seja a melhor possível.
O professor deve ser um pesquisador de suas práticas pedagógicas podendo buscar na Educação Musical as possibilidades de produção de meios facilitadores ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes. A música é importante para o beneficio da aprendizagem e o quanto a parceria entre estas duas áreas educacionais, música e educação especial, favorecem e potencializam o desenvolvimento dos estudantes com necessidades educacionais especiais.
De acordo com a legislação vigente, a Escola fará o atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais através da Educação Musical e os projetos de cursos livres. São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento equitativo a todos os estudantes – independentemente de origem sócio-econômica, gênero, etnia e necessidades especiais. A escola mantém uma professora que desenvolve um projeto de Artes voltado para deficientes em parceria com a APAE e instituições de ensino de São João del-Rei.
Criado em 2007, o presente projeto tem por objetivo tornar prazerosas as aulas de arte para portadores de necessidades especiais, bem como utilizá-lo para proporcionar novas oportunidades de criação, satisfazendo as necessidades fundamentais dos estudantes, aplicando a metodologia mais adequada à sua aplicabilidade e relevância no âmbito social. As aulas são ministradas pela Profa. Conceição Aparecida de Souza Silva, divididas em grupos que são formados de acordo com as necessidades e dificuldades dos estudantes e faixa etária aproximada e com duração de 50 minutos por grupo formado. Respeito, espontaneidade, sensibilidade, tolerância frustacional elevada, inteligência, estabilidade emocional, energia, responsabilidade, atitude positiva perante crianças portadoras de necessidades especiais é o suporte principal de nosso trabalho.
A Educação Musical proporciona aos alunos a interação social de maneira lúdica e interativa através da música. O ambiente deve ser tranquilo para que o aluno se sinta à vontade, sem preocupar-se com acertos e erros a fim de que possa desenvolver e executar suas habilidades, potencialidades e criatividade, valorizando e fazendo escolhas futuras.
Com uma perspectiva inclusiva, considerando as reais condições culturais dos estudantes, os valores, os saberes, as experiências, proporcionam um conhecimento musical significativo selecionando e organizando os conteúdos do ensino coerentemente com essas condições.
COMUNICAÇÃO COM OS PAIS
A escola registra, analisa e socializa, anualmente, as taxas de aprovação, reprovação, evasão e distorção série-idade, identificando necessidades e implementando ações de melhoria do ensino. São levantados e analisados, de forma sistemática e coletiva, índices de satisfação dos estudantes, pais, professores e demais profissionais da escola, em relação às várias dimensões da gestão da escola, colaborando para definição de estratégias para superar as suas fragilidades em parceria com a família dos estudantes.
A escola adota medidas de acompanhamento e controle da frequência dos estudantes (semanal, quinzenal, mensal) e desenvolvendo ações para assegurar a sua permanência, comunicando com os pais.
A escola divulga, bimestralmente, aos pais e à comunidade, os resultados de aprendizagem dos estudantes e as ações educacionais implementadas para a melhoria do ensino.
A escola estabelece parcerias com famílias, órgãos públicos, associações locais, empresas, profissionais e conselho tutelar, visando o enriquecimento do currículo e da aprendizagem dos estudantes.
No início do ano letivo, o Conservatório divulga à comunidade escolar, principalmente para os estudantes novatos e os pais para compreenderem a estrutura curricular do Conservatório e as regras de funcionamento. Esta divulgação é realizada através de aulas inaugurais ou material nas mídias sociais ou impressas.
Pais, mães ou responsáveis de todos os estudantes matriculados nesta unidade de ensino tem como atribuições:
• Zelar juntamente com seus filhos pela conservação de todos os espaços físicos, bem como de materiais existentes na escola e que são patrimônio de uso coletivo;
• Comprometer-se com o processo de aprendizagem e assiduidade de seu filho;
8 • GESTÃO PARTICIPATIVA E ESTRATÉGICA
O relacionamento da escola com a comunidade por intermédio de práticas de gestão participativa são adotadas e focam em:
• Institucionalização e funcionamento de órgãos colegiados;
• Planejamento participativo;
• Estabelecimento de parcerias;
• Participação de representantes de servidores, de pais/responsáveis e estudantes nas decisões relativas a escola;
• Visão estratégica;
• Socialização das informações feita através do site do Conservatório, quadro de avisos e mídias sociais diversas.
ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA
As reuniões pedagógicas definem, ainda, os novos Parâmetros Norteadores da Escola e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação, propostos pela SEE.
Em pequenos grupos, os coordenadores de área da escola indicam as semanas temáticas e as apresentações artísticas que consideram mais mobilizadoras, e esse levantamento tornou-se uma das primeiras referências de trabalho dos diferentes grupos de professores, que se organizam para pesquisar, debater, observar e analisar, ao longo do ano letivo, a realidade da comunidade do Conservatório em relação aos seguintes temas: planejamento, currículo, múltiplas relações, múltiplas linguagens musicais expectativas e anseios da sociedade em relação à Escola.
As práticas de planejamento das aulas dos professores são realizadas de forma sistemática e coletiva, em reuniões de áreas de instrumento e nas reuniões administrativas e pedagógicas. As reuniões de módulo II são realizadas semanalmente sendo, uma semana realizada a critério da coordenação de áreas e, posteriormente, coordenada pela Direção e Especialista com assuntos gerais administrativos e pedagógicos.
São realizadas as quartas-feiras, às 10h30min, e visam atender aos professores alinhando, sistematicamente, com a proposta curricular da escola, as necessidades individuais dos estudantes, a legislação educacional e os diferentes espaços e tempos escolares.
Compete aos coordenadores de cada área auxiliar no incentivo e implementação de um trabalho pedagógico interdisciplinar entre os docentes dos vários componentes curriculares que compõem as áreas do conhecimento.
Os coordenadores de área são eleitos por seus pares, anualmente, a partir das propostas de trabalho apresentadas e estão sob a coordenação do Especialista da Educação Básica, auxiliando-o nas atividades de planejamento pedagógico das respectivas áreas.
A coordenação busca:
• promover a integração entre a Escola, a comunidade e as demais instituições, tais como universidades, entidades não governamentais, grupos artísticos, pessoas físicas e jurídicas, entre outras, formando com elas parcerias;
• promover e fomentar as diversas manifestações das artes e da cultura e suas relações com a educação.
A coordenação de área, juntamente com os professores, elabora seu Planejamento do Ensino, tendo a consciência de sua ação profissional repensada em termos de um otimismo crítico, ou seja, o professor deve ter claro que as escolhas musicais que faz quando elabora seus planos e as orientações imprimem, no decorrer de cada aula, coerência com o Projeto Pedagógico da Escola, assim como, com uma perspectiva musical que atenda os interesses de sua “clientela” em consonância com a idade e nível de aprendizagem musical.
A preocupação com a concepção de educação no ensino de música que rege as ações do professor é fundamental para que o espaço da sala de aula seja democrático e visa à aprendizagem com pleno desenvolvimento cognitivo do estudante. Durante o planejamento, são observadas as mudanças da legislação que rege os Conservatórios, o acompanhamento o desencadeamento das ações pedagógicas, avaliando os resultados e, quando necessário, modulando os rumos do planejamento.
Os projetos de escola e o planejamento do ensino não são documentos prontos e acabados. Na verdade, são estruturados como um processo construtivo constante e são atualizados de acordo com as mudanças processadas no ambiente escolar, na comunidade e nos estudantes na sala de aula. Há de se fomentar, continuamente, a necessidade da comunidade escolar, através da equipe gestora, pedagógica, coordenação de áreas e docentes assumir posição atenta, crítica e autocrítica quanto ao percurso do planejamento das atividades e rumos do Conservatório.
Além da avaliação feita pelos educadores, indubitavelmente indispensável, é importante incentivar as sugestões e críticas vindas dos estudantes, dos professores capacitados para interferir e contribuir para o desenvolvimento dos inúmeros planejamentos de ensino. Por isso, é importante fomentar a constante avaliação e auto-avaliações dos professores quanto à reformulação do planejamento aplicado em sala de aula.
Destarte, em virtude da suspensão das aulas presencias devido à pandemia do Covid -19, neste cenário de isolamento social as necessidades de adotar medidas excepcionais se fizeram necessárias. Direção e coordenação pedagógica buscam alinhar junto ao corpo docente propostas pedagógicas que visem o desenvolvimento musical dos estudantes bem como de suas habilidades técnicas no instrumento.
A utilização das mídias sociais: WhatsApp, plataforma Zoom, Skype, dentre outras, tem se tornado uma ferramenta necessária neste processo de ensino aprendizagem. É importante destacar que o ensino presencial é, com certeza, o mais apropriado para a modalidade em que os Conservatórios estão inseridos, visto a especificidade do ensino musical quanto à postura e demais elementos imprescindíveis para se tocar um instrumento ou cantar. Estabelecer uma relação de confiança entre professor/aluno é crucial para o sucesso da prática pedagógica.
As atividades desenvolvidas no Conservatório são bastante flexíveis e, mesmo os estudantes novatos, não dependem de pré-requisitos musicais, para ingresso. O Planejamento do Ensino se realiza no espaço da sala de aula, envolve sempre quatro componentes que não podem ser considerados isoladamente:
• O estudante que aprende;
• O professor que ensina;
• Um ou mais conteúdos de aprendizagem;
• A avaliação.
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Constitui-se num ambiente de recursos multimídia que possibilita ao estudante criar e pensar criticamente, utilizando as informações contidas na internet e programas musicais, em prol da construção do seu crescimento pedagógico. Neste espaço, onde o computador é usado de forma inteligente na tentativa de provocar mudanças na abordagem pedagógica vigente.
O Laboratório de Informática é coordenado por um professor de Multimeios com conhecimento na área de informática através de ferramentas pedagógicas que possibilitem interação com os estudantes.
PROCESSOS DECISÓRIOS DA ESCOLA
1 • GESTÃO DEMOCRÁTICA
O Conservatório tem as seguintes instâncias colegiadas:
• Colegiado Escolar
• Conselho de Classe
• Representantes de áreas
• Coordenadores de áreas e demais instâncias de acordo com as necessidades pedagógicas.
A gestão democrática é entendida no Conservatório com a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, professores, estudantes e funcionários e pais, na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola.
A democratização da gestão tem para nós vários significados: contribuir para a realização da qualidade social da educação e permitir que a escola e o conjunto de competência de cada área de estudos sejam analisados, visando uma significativa mudança na gestão em todos os seus segmentos.
Destacamos a necessidade de que as relações no interior do Conservatório sejam construídas a partir do respeito e do diálogo, configurando-se como lugar privilegiado para a materialização da política educacional nos espaços orgânicos e coletivos de franca e saudável discussão.
No âmbito escolar, a consideração da experiência da comunidade e do estudante - caracterizada por grande complexidade - seja fundamental para que se persiga a qualidade da qual destacamos anteriormente.
A democratização da gestão refere-se ao direito de que a comunidade escolar participe da construção e do acompanhamento da proposta pedagógica como forma de aperfeiçoamento da educação e do exercício da democracia. Para tanto, buscamos aperfeiçoar os Conselhos de Classe, Colegiado Escolar e Reuniões de Pais assim como buscamos reconstruir e incentivar a criação de áreas de estudo comuns, como:
• Socializar informações que permitam qualificar a tomada de decisões
• Incentivando que as relações entre os segmentos sejam intensificadas, dando maior e melhor sentido à participação de toda comunidade escolar.
A gestão democrática implementa seu projeto político-pedagógico como a realização de projetos inovadores no currículo da escola, de caráter cultural, artístico, ou de suporte pedagógico, conferindo assim uma identidade própria ao Conservatório.
• O Conservatório realiza anualmente o planejamento estratégico de ensino, o desenvolvimento e a avaliação de ações escolares de forma participativa, organizada e sistemática, envolvendo órgãos colegiados e professores.
• Define cooperativamente sua função, valores, princípios, objetivos e os adota como orientadores de suas ações, tornando-as evidentes em seu cotidiano.
• O Conservatório mantém parcerias com entidades culturais, instituições públicas e privadas, visando a melhoria de gestão escolar e atendimento à comunidade, o enriquecimento do currículo escolar e a aprendizagem dos seus estudantes.
• A escola estimula e apóia a organização dos estudantes músicos em práticas de conjuntos, demais ações e outros segmentos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias.
A escola caracteriza-se por uma prática de gestão participativa, buscando envolver a comunidade na tomada de decisões, o que já ocorre na elaboração do calendário escolar, com as reuniões por área, pais/responsáveis, conselho colegiados, bem como na definição do uso de recursos financeiros. O desafio é ampliar e sistematizar essa participação, através de eventos culturais e capacitações aos professores e demais servidores, em consonância com a legislação vigente.
2 • COLEGIADO
O Colegiado é um espaço institucional para o diálogo e a troca de experiência entre o diretor e os representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar. Um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das questões técnico-pedagógicas e administrativo-financeiras. Também resguarda os princípios legais e constitucionais; é um caminho para a construção de uma escola pública participativa e democrática.
É um órgão coletivo de análise, que busca a solução dos problemas, superando práticas autoritárias e centralizadoras, possibilitando a gestão participativa da escola que contribuem para o aprimoramento do projeto pedagógico e a melhoria da qualidade da educação.
Com propósito de formar cidadãos politizados, com poder de decisão e capazes de agir e interagir no meio em que vivem, o Conservatório tem uma missão que avança os muros da escola e torna-se uma missão com a sociedade. Uma maneira de promover essa interação é por meio do Colegiado Escolar, um modelo de administração coletiva, em que todos participam dos processos decisórios e do acompanhamento, execução e avaliação das ações nas unidades escolares, envolvendo as questões administrativas, financeiras e pedagógicas.
O Colegiado Escolar do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier é composto por 6 (seis) membros Titulares e 6 (seis) membros Suplentes excluindo-se o Diretor.
PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA- COMUNIDADE
A Interação entre Escola e Comunidade visa através de:
• Realização de palestras sobre temas vinculados à formação musical;
• Propõe parcerias com a comunidade visando o desenvolvimento de projetos;
• Análise do perfil da comunidade escolar: cultural, socioeconômico e estrutura familiar;
• Incentivo à formação musical de crianças, jovens e adultos;
• Previsão, no calendário escolar, de atividades musicais, culturais e de lazer, tais como: Festa da Família, Semana da Criança, Semana do Patrono, Campeonatos musicais, Mostras culturais e demais atividades inerentes às datas cívicas;
• Intensificação da participação do Conservatório no Colegiado de Escola nas decisões de gerência de recursos e soluções das dificuldades inerentes ao cotidiano escolar;
• Melhoria na participação da comunidade escolar nas instâncias de decisão coletiva;
• Socialização do Regimento Interno da Escola e o PPP, disponibilizando-os no site da escola;
• Retomada, a cada ano letivo, das normas e procedimentos para o funcionamento da escola, em assembleias gerais;
• Melhoria da comunicação entre escola e comunidade, Direção e funcionários, possibilitando a comunicação presencial e virtual, para facilitar e agilizar ações administrativas e pedagógicas;
• Conscientização da comunidade escolar sobre a necessidade de conservação do ambiente e do patrimônio escolar;
• Promoção de campanha de conscientização sobre a necessidade de envolvimento mais efetivo dos estudantes, professores e funcionários na limpeza e conservação do prédio escolar, mobiliários equipamentos e materiais didático-pedagógicos;
• Revitalização da área externa, com arborização, ornamentação, jardinagem e criação de espaços para interação entre os estudantes nos momentos de atividade livre coletiva (recreio);
• Incentivo do envolvimento mais amplo e efetivo da comunidade escolar.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, REGENTES E NÃO REGENTES
O compromisso assumido pelos Conservatórios com as ações de ensino, pesquisa e extensão configura um eixo estruturante e articulador das ações de formação profissional e de produção de conhecimento realizadas nas diferentes áreas musicais. Desafios instigantes se apresentam para a articulação das demandas e necessidades da sociedade com a definição das propostas curriculares dos diferentes cursos de música a serem realizadas e incentivadas com financiamento e apoio da Secretaria da Educação de Minas Gerais. Dentre eles, um dos maiores se apresenta nas Mostras dos Conservatórios no processo de identificação e caracterização da relevância de demandas regionais e projetos voltados para as necessidades dos grupos.
Em São João del-Rei foi planejado o Circuito da Mostra, integrado pelo Conservatório, o Museu da Cidade e a Universidade Federal de São João del-Rei, nas proximidades do Largo de São Francisco. No circuito estava concentrada as atividades pedagógicas e sócio-culturais da Mostra. No Conservatório e na Universidade foram realizadas palestras, oficinas e minicursos. No Museu da cidade, funcionou o Bazar Literomusical, ponto de encontro dos participantes, e aberto ao público com exposições, divulgação de material e saraus. Apresentações musicais foram realizadas no Teatro Municipal, no Teatro do Conservatório e no Clube do CESC.
Por outro lado, a Escola, escolhida para assediar a Mostra, expressa em seu próprio nome um movimento de busca de unidade/articulação das atividades realizadas, exigindo que, em perspectiva democrática, se configure como espaço-tempo da diversidade e da diferença, onde por meio dos debates, dissensos, contraposição e crítica de posicionamentos, a produção de conhecimento se desenvolva como prática de liberdade de pensamento e expressão.
Nesse contexto, as atividades de extensão representam um espaço estratégico de atuação ao viabilizar, além da implementação da possibilidade de comunicação/divulgação dos conhecimentos produzidos a uma parcela mais ampla da sociedade, um ouvir sensível e atento às suas demandas e problemáticas que vêm, assim, a se constituir em questões a serem investigadas e compreendidas, constituindo dinâmica renovadora e crítica das ações realizadas no âmbito da Universidade.
Nesse contexto, a formação de professores constitui-se em área de atuação de importância estratégica que, ao ser realizado na Universidade, assume de forma exponencial sua potencialidade e caráter transformador.
Embora seja considerada por muitos uma formação que envolve apenas questões de ordem técnica e instrumental, entendemos que, apesar de aspectos dessa ordem não poderem ser desconsiderados, esta formação é um espaço de produção de saberes, o que nos desafia na medida em que implica a formação de profissionais que irão, em sua atividade profissional, educar através dos saberes as novas gerações, em instituição voltada para a formação de cidadãos – a escola de educação básica.
Defendemos que esta formação implica um diálogo ativo e contínuo com as áreas de produção de conhecimento específico, mas conhecimento este que necessita ser reconfigurado para a realização do ensino/ aprendizagem em processo denominado por alguns autores de “mediação didática, no contexto sócio-cultural e político em que se insere.
Esse processo configura-se em desafio de alta complexidade que se apresenta aos docentes na ação de realizar o ensino que precisa ser desenvolvido considerando a aprendizagem dos estudantes. Essa afirmação, no entanto, não implica a eliminação do ato de ensinar, mas exige sua reconfiguração de modo que as características dos processos de aprendizagem dos estudantes sejam consideradas. Além disso, é importante lembrar que a produção de conhecimento – não apenas mera transmissão - realizada na instituição educacional se desenvolve em contexto no quais valores e marcas das finalidades educativas que a orientam configuram o currículo como prática de significação e de produção de identidades.
O incentivo e promoção da formação inicial e continuada de professores, profissionais, funcionários do Conservatório é voltado para o desenvolvimento de capacitações, estudos, projetos, avaliações, implementação de políticas e programas demandados pela Educação Musical, por meio de apoio técnico, pedagógico, inclusive em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei e o sistema da Secretaria da Educação de Minas Gerais.
As semanas temáticas, visam o fomento e a oferta de capacitação e formação inicial e continuada presencial, de professores, profissionais, funcionários e alunos na perspectiva da educação musical com profissionais convidados, bem como contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados para a melhoria da formação.
Com o trabalho e a colaboração de todos da comunidade escolar, o Conservatório procura crescer sempre, buscando atingir cada vez mais seu objetivo principal, que é a formação integral do professor e músico, visando ao crescimento da mesma como pessoa humana e, por meio dele, ao crescimento da Comunidade Sanjoanense, do Estado de Minas Gerais e de todo o País.
Na gestão de pessoas buscamos:
• Incentivo à participação das pessoas envolvidas com o espaço escolar (professores, funcionários, pais e estudantes) no projeto pedagógico da escola, levando em conta a sua atuação e compromisso proporcionando melhor desempenho profissional e valorização dos servidores, em conformidade com a legislação vigente;
• Promoção de ações de formação continuada e em serviço, para desenvolvimento da aprendizagem e de competências de seus professores e funcionários;
• Criação de ambiente de trabalho acolhedor e prazeroso, promovendo dinâmicas para desenvolver equipes, mediar conflitos e favorecer a organização dos seus segmentos, em um clima de compromisso ético e solidário;
• Adoção de práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço de seus professores e demais profissionais, no sentido de aprimoramento de seu desempenho.
A “visão de sociedade” e a “visão de educação” são dois importantes norteadores que desvelam quais as decisões da rotina político-pedagógica e administrativa que responderão pelo objetivo (finalidade) delimitado pelo coletivo escolar.
(Adreana Dulcina Platt)
Em processo de revisão em 02/01/2023 por MAURO ANDRE DOS SANTOS • Vice-Diretor e LUCIANA PASSOS SOTANI • Supervisora Pedagógica
A ser encaminhada ao Colegiado Escolar e SRE São João del-Rei para apreciação.