21/05/2016 - Colegiado Escolar é eleito no CEM São João del-Rei.



Votação para escolha dos membros dos colegiados escolares aconteceu em 21/05/2016

As escolas da rede estadual de ensino realizaram neste sábado (21/05) votação para escolha dos membros dos colegiados escolares. São candidatos a membros do colegiado escolar pessoas pertencentes às seguintes categorias: profissional em exercício na escola e representantes da comunidade escolar atendida pela escola. Segundo o cronograma do processo de eleição, a votação, a apuração dos votos e a proclamação dos membros eleitos, por segmento, acontecerão no dia 21 de maio. Já a posse se dará no dia 31 do mesmo mês.
 
O colegiado escolar é um órgão representativo da comunidade escolar, com atuação de caráter deliberativo e consultivo nas questões relativas à vida da escola. Participa das decisões da direção da escola, no processo educativo, nas diretrizes pedagógicas, na gestão de pessoas, administrativa e financeira. Atua, também, no acompanhamento do Projeto Político Pedagógico e no Plano de Gestão. A eleição dos colegiados escolares é mais uma ação para o fortalecimento da gestão democrática nas escolas. Estão aptos a votar para a composição do colegiado escolar: profissionais em exercício na escola; estudantes regularmente matriculados e frequentes; pai, mãe ou responsável por estudante regularmente matriculado e frequente na escola.

O colegiado escolar é composto pelo presidente e por representantes da comunidade escolar, membros titulares e suplentes. Os membros são escolhidos pelos pares das respectivas categorias. O mandato dos membros eleitos terá duração de três anos, sendo permitida uma única recondução consecutiva por igual período. Para definição do número de membros do colegiado escolar de cada escola deve ser considerado o número atual de matrículas informado no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE). 

No CEM São João del-Rei, a composição do Colegiado Escolar ficou a seguinte:

Presidente: Prof. Anthony Claret Moura Neri (Diretor)

Segmento de Professores: 
TITULARES • Prof. Daniel Della Sávia Silva, Prof. Carlos Eduardo Assis Camarano, Profa. Júlia Maria Girotto Agostini, Profa. Conceição Aparecida Silva e Marilane Aparecida Santos Sotani.
SUPLENTES • Maria Salomé de Resende Viegas, Luciano de Barros Carneiro, Jane Mary Arruda, Raquel Petrusanis Said e Elisabete Mendonça Silva do Carmo.

Segmento Administrativo
TITULARES • Cleber José Ribeiro, Rosimeire Oliveira da Silva, Fabiane das Mercês Tabanez Paiva e Karla Zerlotini Nascimento.
SUPLENTES • Rosália Aparecida Bernardes, Fernando Elpídio da Silva, Eliane de Fátima Carvalho Abreu e Jesmar Ferreira Neves.

Segmento Estudantes

TITULARES • Maria do Carmo D´Ângelo, José Maria Alves, Artur Cláudio da Costa Moreira, Vicentina de Paula Souza, João Carlos de Oliveira Neto, José Durval Guimarães, Delcy Batista Vieira, Jânia Magda de Assis Almeida e Anderson Gonçalves Santos.
SUPLENTES • João Paulo Aparecido Sailva, Elvis Hernandes Ribeiro, Rhyan Carlos Neves de Carvalho, Mauro Werneck Nogueira da Gama, Enoch de Sousa Nascimento, Leri dos Passos, Venilton Batista Lopes, Marcos Antônio da Silva e Elliene Lopes Chitarra.

 

 

Confira aqui a Resolução que orientações sobre o funcionamento e o processo de eleição dos membros dos colegiados escolares